
“Quando precisamos ou queremos falar com alguém, nossa primeira preocupação é com o que falar, e sem dúvida o conteúdo é um aspecto fundamental da comunicação.Poré, há outro componente fundamental da comunicação, é a comunicação não vebal”
(Comunicação Empresarial)
O que fazemos ou deixamos de fazer ao emitir uma mensagem é tão importante quanto o conteúdo da mesma, por isso, a importância de se conhecer as ferramentas que envolvem a comunicação não verbal e, usá-las adequadamente, a fim, de alcançar uma comunicação eficiente.
Prova do que foi dita acima são as seguintes frases:
“ O problema não foi o que você disse, mas como disse”.
“Ela falou com tristeza”.
“Quando recebeu a notícia, ficou muito preocupado”.
As emoções são comunicadas sem palavras, antes de serem formuladas na linguagem oral. Ansiedade, decepção, alegria, tranqüilidade, agressividade, equilíbrio, e tantas outras emoções são expressadas através de gestos, tom de voz, expressões faciais e dos olhos, postura, toque, etc.
• Movimentos com a cabeça, expressão dos olhos e da face.
“olhar nos olhos” – sinal de integridade e força moral.
Técnica de persuasão.
Um aceno com a cabeça pode indicar concordância ou não, encorajando, ou não a continuidade do raciocínio desenvolvido.
As contrações dos músculos da face denotam as mais diversas emoções. Torcer os lábios pode significar desprezo, entre outras.
• Gestos
Os movimentos com as mãos, quando acompanham a fala servem para reforçar ou transmitir uma atitude.
Alguns gestos têm significados universais.
Exemplos: V – vitória
OK
Linguagem dos surdos-mudos.
• Toque
O toque revela o grau de intimidade estabelecida entre as pessoas.
No trabalho, em função do próprio ambiente requerer maior formalidade, o toque é mais raro. Limita-se às mãos, aos braços e ombros, com o objetivo de chamar ou direcionar a atenção dos interlocutores.
• Paralinguagem
Compreende:
Os sons ou expressões verbais que transmitem um significado (em geral, sentimentos), sem constituírem palavras.
A entonação das palavras enquanto são faladas.
Referência bibliográfica
PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial. São Paulo: ed. Alínea, 2000.
Observe a imagem abaixo e escreva o que ela comunica.

Nenhum comentário:
Postar um comentário