segunda-feira, janeiro 08, 2007

Texto Narrativo

http://www.pioxii-es.com.br
O texto narrativo

Para que a narrativa desperte o interesse do leitor, o assunto deve ser relatado de forma original. A linguagem deve ser clara, simples e correta. .Interessante, também, é a verossimilhança, ou seja, a possibilidade de a história ser real.
Os textos narrativos podem ser, entre outros: conto, romance, crônica, fábula, lenda, parábola, anedota, poesia ( exemplos de narrativa ficcional ); notícias, relatos, história da civilização.( exemplos de narrativa não-ficcional )

Abaixo estão os principais elementos de uma narrativa:
1º)o enredo ou a trama – São os fatos que se desenrolam durante a narrativa.
Importante ressaltar que toda história possui uma introdução, na qual o autor apresenta a idéia principal, os personagens e o cenário ou ambiente; um desenvolvimento, no qual o narrador demonstra a idéia principal.
Pode haver, no desenvolvimento, dois momentos distintos: a complicação, em que se dá início os conflitos entre os personagens, o clímax, conhecido como o auge da narrativa ( ponto de maior tensão ) e o desfecho, que é a conclusão da mesma.
2º) o tempo - cronológico -. É o espaço de tempo em que os acontecimentos desenrolam e os personagens realizam suas ações; psicológico, não pode ser medido como o tempo cronológico, pois se refere à vivência dos personagens, ao seu mundo interior.
3º) o espaço - onde os acontecimentos se desenrolam.
4º) os personagens - são os seres que vivem o enredo.. Os personagens podem ser seres animados ou inanimados. O protagonista é o personagem principal,.. O antagonista é o personagem que se opõe ao principal. Há ainda os personagens secundários, que são os que participam dos acontecimentos.
5º) o narrador – é aquele que narra ou conta o fato. De acordo com a posição que o narrador assume na narrativa, esta pode ser feita em primeira ou em terceira pessoa.

Narrador-observador (narrador em terceira pessoa) relata os acontecimentos como observador. É onisciente.
Vale ressaltar que a linguagem usada na narrativa em terceira pessoa é, geralmente, a padrão, pois faz referência à linguagem do autor.
Narrador-personagem (narrador em primeira pessoa) é personagem da narrativa.
Já aqui, a linguagem, não necessariamente será a padrão, pois dependerá do domínio que o narrador possui da língua, ou mesmo, do objetivo que a narrativa quer atingir com o uso da variação da linguagem selecionada..

Sugestão de esquema de texto narrativo

1º Parágrafo: Apresentação do fato a ser narrado. Determinar onde e quando aconteceu o episódio. INTRODUÇÃO
2º Parágrafo: Causa do fato ( motivação ) e apresentação das personagens. ( DESENVOLVIMENTO )
3º Parágrafo: Desenrolar da história. ( Detalhes dos acontecimentos. )
4º Parágrafo: As conseqüências do fato e fechamento do enredo. ( CONCLUSÃO )

Importante: O esquema acima é apenas uma sugestão das várias estruturas de textos narrativos.

Abaixo, exemplos de textos narrativos:

1º - Narrativa em terceira pessoa. Tipologia textual: Parábola

Lucas cap.15 vers. 11 a 32)
11- Certo homem tinha dois filhos;
12- o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe . E ele repartiu os haveres.
13- Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.
14-Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.
15- Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.
16-Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.
17- Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome!
18- Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti;
19- já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores;
20- E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou, e beijou.
21-E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho.-
22- O pai, porém, disse aos seus servos:
Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés;
23- trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemos-nos;
24-porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se
25-Ora, o filho mais velho estivera no campo; e, quando voltava, ao aproximar-se da casa, ouviu a música e as danças.
26- Chamou um dos criados e perguntou-lhe que era aquilo.
27- E ele informou: veio teu irmão, e teu pai mandou matar o novilho cevado, porque o recuperou com saúde.
28- Ele se indignou e não queria entrar, saindo, porém, o pai procurava conciliá-lo.
29-Mas ele respondeu a seu pai. Há tantos anos que te sirvo sem jamais transgredir uma ordem tua, e nunca me deste um cabrito sequer para alegrar-me com os meus amigos ;
30-vindo, porém, esse teu filho, que desperdiçou os teus bens com meretrizes, tu mandaste matar para ele o novilho cevado.
31-Então, lhe respondeu o pai: Meu filho, tu sempre estás comigo; tudo o que é meu é teu.
32-Entretanto, era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado.
( Bíblia Sagrada )


Narrativa em primeira pessoa. Tipologia textual: letra de música

Saudosa Maloca(Adoniran Barbosa)Se o sinhô não tá lembradodá licença de contáque aqui onde agora estáesse edirfiço arto era uma casa véia um palacete assobradado.Foi aqui seu moço,que eu Mato Grosso e o Joca construímos nossa maloca,mas um dia nós nem pode se alembrarveio os home co’as ferramentao dono mandou derrubá.Peguemos todas nossas coisase fumos pro meio da ruapreciá a demolição. Que tristeza que nós sentiacada táuba que caíaduía no coração...Mato Grosso quis gritá,mas em cima eu falei:“os home tá co’a razão nós arranja outro lugá.” Só se conformemos quando Joça falô:“Deus dá o frio conforme o cubertô.” E hoje nóis pega páia nas gramas do jardime pra esquecê nóis cantemos anssim: Saudosa maloca, maloca queridadonde nós passemosos dias feliz de nossas vidas.

3 comentários:

rafinhaangel disse...

professora eu fiz meu blog, e to te mandando o endereço dele,oliosi-rafinhaangel.blogspot.com.
olha la os meus textos que fiz.
espero q seja desse jeito.
agradeço a chance.

rafaela oliosi amancio

32510513 disse...

Muito obrigado me tirou todas as duvidas seu post obrigado que Deus a ebençoe sempre .

32510513 disse...

OBRIGADO ME ESCLARECEU BASTANTE .