quarta-feira, janeiro 17, 2007

O texto dissertativo

O texto dissertativo

Para que se entenda o que é um texto dissertativo é necessário que haja o conhecimento de o que é dissertar.
Dissertar é, basicamente, refletir, debater, discutir, questionar sobre um determinado assunto ou tema, expressando o ponto de vista de quem escreve.
Para que as opiniões expressas convençam e sejam compreendidas pelo leitor é necessário que elas sejam bem argumentadas.

Mas, o que é argumentar?
Argumentar é persuadir, convencer o leitor a aceitar o seu ponto de vista.
Importante observar que a argumentação é o elemento mais importante na dissertação, porém, para fazê-lo bem, é necessário ter informações sobre o assunto, para que os argumentos usados sejam coerentes e convincentes.

O texto dissertativo é uma demonstração, por isso, a importância em se dominar o assunto e se ter habilidade de argumentação, como conseqüência, é obrigatório não fugir ao tema.
Coerência é uma palavra que dever seu constante na produção de uma dissertação.
Em relação à linguagem utilizada, esta deve ser objetiva, clara, denotativa, formal, obedecendo às regras gramaticais.
A pessoa usada no discurso não deve ser a 1ª, pois pede-se impessoalidade no texto dissertativo.

Normalmente, o parágrafo dever apresentar uma frase contendo a idéia principal ou central e uma ou mais frases que detalhem, explicitem tal idéia.

Exemplo:
A internet é uma poderosa aliada na propagação de informações, porém, seu uso indiscriminado pode provocar efeito destrutível ao seu usuário...

Dentre as várias maneiras que se pode escrever um parágrafo, estão:
A enumeração – caracteriza-se pela exposição de uma série de coisas, relacionada à frase central, uma a uma.
Exemplo:
Várias são as causas do crescimento de adeptos às plásticas corretivas e às lipoaspirações: a vaidade, a insatisfação com o corpo e a necessidade de se adequar aos padrões de beleza.
· A comparação – caracteriza-se pelo confronto de idéias, apresentando-lhes as semelhanças ou as diferenças.
Exemplo:
A juventude é uma infatigável aspiração de felicidade; a velhice, pelo contrário, é dominada por um vago e persistente sentimento de dor, porque já estamos nos convencendo de que a felicidade é uma ilusão, que só o sofrimento é real. “( Arthur Schopenhauer ).
Causa e conseqüência - A frase principal pode encontrar no seu desenvolvimento um segmento causal ( fato motivador) e, um segmento indicando conseqüências ( fatos decorrentes)
Exemplo:
A busca incessante pelo sucesso faz com que pessoas sejam escravas do tempo.

· Explicitação - Num parágrafo dissertativo, pode-se conceituar, exemplificar as idéias para torná-las mais compreensíveis.
Exemplo
A internet, que é uma rede de redes em escala mundial de milhões de computadores é uma ferramenta eficaz na busca de informações.

O texto dissertativo possui a seguinte estrutura:

- introdução – onde deve conter a idéia principal a ser desenvolvida. Geralmente destina-se a ela um ou dois parágrafos. Numa redação, indica-se 1 parágrafo.
Deve ser clara e chamar a atenção para dois itens básicos: os objetivos do texto e o plano do desenvolvimento. Contém a proposição do tema, seus limites, ângulo de análise e a hipótese a ser defendida.

- desenvolvimento - exposição de elementos que vão fundamentar a idéia principal que pode vir especificada através da argumentação, da causa e da conseqüência, das definições, dos dados estatísticos, da ordenação cronológica, da interrogação e da citação. No desenvolvimento são usados tantos parágrafos quantos forem necessários para a completa exposição da idéia.
Numa redação, indica-se entre 2 a 3 parágrafos.

- conclusão - é a retomada da idéia principal, que agora deve aparecer de forma mais convincente, uma vez que já foi fundamentada durante o desenvolvimento. Aqui, fecha-se o pensamento inicial, podendo haver, também sugestões lógicas para solução do problema levantado.
Destina-se para esta parte 1 parágrafo.

Observe o texto abaixo:
Vida ou Morte
INTRODUÇÃO
A grande produção de armas nucleares, com seu incrível potencial destrutivo, criou uma situação ímpar na história da humanidade: pela primeira vez, os homens têm nas mãos o poder de extinguir totalmente a sua própria raça da face do planeta.
DESENVOLVIMENTO
A capacidade de destruição das novas armas é tão grande que, se fossem usadas num conflito mundial, as conseqüências de apenas algumas explosões seriam tão extensas que haveria forte possibilidade de se chegar ao aniquilamento total da espécie humana. Não haveria como sobreviver a um conflito dessa natureza, pois todas as regiões seriam rapidamente atingidas pelos efeitos mortíferos das explosões.
CONCLUSÃO
Só resta, pois, ao homem uma saída: mudar essa situação desistindo da corrida armamentista e desviando para fins pacíficos os imensos recursos econômicos envolvidos nessa empreitada suicida. Ou os homens aprendem a conviver em paz, em escala mundial, ou simplesmente não haverá mais convivência de espécie alguma, daqui a algum tempo. (Texto adaptado do artigo “Paz e corrida armamentista” in Douglas Tufano, p. 47)

Na introdução, o autor apresenta o tema ( desenvolvimento científico levou o homem a produzir bombas que possibilitam a destruição total da humanidade), no desenvolvimento, ele expõe os argumentos que apóiam a sua afirmação inicial e, na conclusão, conclui o seu pensamento inicial , com base nos argumentos.


Para concluir a trilogia textual vista acima, leia atentamente as anotações abaixo:


· Descrição
Conteúdo específico: Retrato verbal: imagem: aspectos que caracterizam, singularizam o ser ou objeto descrito
Faculdade humana: observação- percepção - relativismo desta percepção
Trabalho de composição: coleta de dados - seleção de imagens, aspectos - os mais singularizantes
.classificação - enumeração das imagens e/ou aspectos selecionados
Formas: descrição subjetiva: criação, estrutura mais livre
descrição objetiva: precisão, descrição e modo científico.

· Narração
Conteúdo específico: Fatos - pessoas e ações que geram o fato e as circunstâncias em que este ocorre: tempo, lugar, causa, conseqüência, etc.
Faculdade humana: imaginação (fatos fictícios) - pesquisa- observação (fatos reais)
Trabalho de composição: levantamento (criação ou pesquisa) dos fatos
. organização dos elementos narrativos (fatos, personagens, ambiente, tempo e outras circunstâncias)
.classificação-sucessão
Formas: Narração artística : subjetividade, criação, fatos fictícios
narração objetiva: fatos reais, fidelidade

· Dissertação
Conteúdo específico: Idéias - exposição, debate, interpretação, avaliação - explicar, discutir, interpretar, avaliar idéias.
Faculdade humana: predomínio da razão - reflexão - raciocínio-argumentação.
Trabalho de composição: levantamento das idéias, definição do ponto de vista dissertativo: exposição,discussão, interpretação.
Formas: Dissertação científica - objetividade, coerência, solidez na argumentação, ausência de intervenções pessoais, emocionais, análise de idéias.
Dissertação literária - criatividade e argumentação.

tabela de comparação

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