terça-feira, novembro 06, 2007

NOÇÕES BÁSICAS DE HIPERTEXTO



Os estudos sobre os processos de comunicação na era dos meios eletrônicos percorrem o inevitável caminho de construir e desconstruir conceitos. As categorias conceituais que compõem o universo da chamada comunicação contemporânea não têm características rígidas e guardam entre si uma estreita relação. Noções como interface, interatividade, hipertexto, hipermídia, virtual, ciberespaço, cibercultura e outras, parecem indicar não apenas uma redefinição do papel dos meios de comunicação no contexto histórico e cultural da humanidade, mas um novo direcionamento das relações do homem com tudo que cria, da palavra como ordenação do pensamento ao moderno e sofisticado computador. Se a hipertextualidade não é uma "invenção" moderna já que encontram-se alguns registros históricos dessa estrutura narrativa em obras na Ciência, na literatura e na Filosofia, ela ganha impulso com o avanço da crescente ação dialógica entre o homem e a técnica. Tomando a concepção de hipertextualidade como ponto de convergência de outros conceitos, constatamos que ela revela os limites e por isso mesmo, a falência do discurso tradicionalmente lógico, acabado, fechado em si. As infinitas possibilidades de conexões entre trechos de textos e textos inteiros favorecem a flexibilização das fronteiras entre diferentes áreas do conhecimento humano.
2. Conceituando Hipertexto.
• Segundo Landow (1992), o hipertexto põe em cheque: sequências fixadas, começo e fim definidos, uma estória de certa magnitude definida e a concepção de unidade e todo associada a todos esses conceitos. Na narrativa hipertextual , o autor oferece múltiplas possibilidades através das quais os próprios leitores constroem sucessões temporais e escolhem personagens, realizando saltos com base em informações referenciais.
• Segundo Heim(1993), o hipertexto é um modo de interagir com textos e não só uma ferramenta como os processadores de textos. Por sua característica, o usuário interliga informações intuitivamente, associativamente. Através de saltos - que marcam o movimento do hipertexto - o leitor assume um papel ativo, sendo ao mesmo tempo co-autor.
Para Ted Nelson, o hipertexto possibilita novas formas de ler e escrever, um estilo não linear e associativo, onde a noção de texto primeiro, segundo, original e referência cai por terra. Poderiamos adotar como noção de hipertexto assim , o conjunto de informações textuais, podendo estar combinadas com imagens (animadas ou fixas) e sons, organizadas de forma a permitir uma leitura ( ou navegação) não linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links agem como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações.
Para Lévy (1993) o hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. O hipertexto é um comjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto.

Heim,M.The Metaphysies of Virtual Reality.Oxford Press,1993 cap.3
Landow, G. P. ; Hypertext. The Convergence of Comtemporay Critical theory and Tecnology; The John Hopkins Universty Press, Baltimore and London, 1992.
Lévy,P. Hyperscène; in Les Cahiers de Médiologie, 1,La Querelle du Spectacle,Paris, Gallimard,1996.
Lévy,P. As Tecnologias da Inteligência.Rio de Janeiro Editora 34, 1993.

http://www.facom.ufba.br/hipertexto/nbasicas.html

Modelos de documentos comerciais

As atas são os registros dos principais pontos decididos em reuniões, eleições e Assembléias Gerais. Elas devem ser registradas em um livro específico, com páginas numeradas.

Modelo de Ata
De Eleição

No dia_____ do mês_____ do ano_____ ocorreram as eleições do Grêmio Estudantil na Escola_______________________________________.

Concorreram nesta eleição as chapas________________________ (nomes das chapas concorrentes).

Votaram nesta eleição__________________ (número de estudantes que votaram) alunos regularmente matriculados nesta instituição. Houve_____ votos brancos e _____ votos nulos.

A chapa__________________ recebeu_______________ (número de votos), a chapa__________________ recebeu__________________ (número de votos ).

Foi eleita a chapa__________________ para a gestão_______________ (ano), cujos membros são:______________________ (colocar o nome de todos os membros da chapa eleita e os cargos que ocuparão).
____________________________________
Representante da Comissão Eleitoral

____________________________________
Representante da Chapa Eleita

____________________________________
Representante da Comissão Pró-Grêmio
(ou da gestão anterior).



Modelo de Ata
De Assembléia Geral

Ata nº________ da Assembléia Geral dos Estudantes do Grêmio Estudantil__________________, da Escola_________________________ aos__________________ dias______ do mês______ de do ano de______,
às______ horas, em primeira (ou segunda) convocação, reuniram-se, conforme o Edital nº________ , em Assembléia Geral, sob a coordenação de _____________ , o qual convocou para fazer parte da mesa coordenadora os seguintes membros: ________________________ (especificar os nomes e cargos).

Composta a mesa, designou________________________ (nome) para secretariar a Assembléia.

Dando início, procedeu à seguinte leitura da ordem do dia ________________________________________________ (resumo do ocorrido):
Nada mais a tratar, o coordenador agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a Assembléia à qual eu,_______________________, secretariei e registrei a presente Ata que, após lida e aprovada, segue assinada pelos presentes.

________________________, de___________ de________ 20___ .


____________________________________
Assinatura do Coordenador de Comunicação

____________________________________
Assinatura do Coordenador Geral

________________________________________________________________
Seguem as assinaturas dos presentes.


Modelo de Ata
De Reunião da Diretoria

Registrar as reuniões da Diretoria do Grêmio é simples:

- Marcar a data da reunião
- Fazer uma lista de presença
- Resumo dos pontos discutidos
- Decisões tomadas
- Assinatura de todos os participantes.


Fonte: Caderno Grêmio em Forma, do Instituto Sou da Paz.
Site: http://www.soudapaz.org/

ATA DA REUNIÃO DA DIRETORIA
RAZÃO SOCIAL
CNPJ
Aos ........ (.....) dias do mês de ................. de 20...., às ..... (........) horas, na sede social, sita nesta capital, à rua ................................, nº ........., reuniram-se os diretores de ............................................................, sob a presidência do Sr. ......................................, Diretor-Administrativo, que convidou a mim, ............................, para secretariar a sessão. Abrindo os trabalhos, o Sr. Presidente fez ampla exposição da situação da sociedade e da necessidade de ampliar as suas atividades e aparelhar-se para melhor atender ao seu crescente desenvolvimento, dizendo da necessidade de instalar-se uma filial na cidade de ................................... Com a palavra, o Sr. ............................., Diretor-Comercial, tendo por base a exposição do Sr. Presidente, propôs que se abrisse uma filial no .........................., já estando a Diretoria em entendimentos para a locação do prédio onde irá funcionar a referida filial, o de nº ....... da rua .................................., tudo conforme proposta já apresentada e em poder da mesa, sugerindo e propondo também que se atribuísse o capital de R$ ................... (.............reais) para a filial. Posta em discussão a proposta, sobre a mesma falou o Sr. ..............................., Diretor-Financeiro da sociedade, apoiando-a e fazendo sentir à Diretoria que o assunto era de caráter urgente, pois a expansão da sociedade estava a exigir medidas concretas e urgentes para o seu desenvolvimento. Posta em votação a proposta do Sr. ..........................., foi ela aprovada por unanimidade. Nada mais havendo a tratar, o Sr. Presidente suspendeu os trabalhos pelo tempo necessário para a lavratura desta ata. Reabertos os trabalhos, foi esta ata lida e, achada conforme, aprovada por todos os presentes.

...................., ...... de .................... de 20......

...................................... - Diretor-Administrativo
...................................... - Diretor-Comercial
...................................... - Diretor-Financeiro
...................................... - Diretor-Gerente

Ata de Assembléia / Reunião de Sócios (Sociedade Limitada)
de acordo com o Código Civil/2002

.......................... (empresa)
NIRE
CNPJ
DATA/HORA E LOCAL - Aos ...... de ....... de 20..., às ..... horas, na sede da sociedade, na rua ........... nº ....., Bairro ......, em ..............., (nome do Estado), CEP ...............; PRESENÇA – sócios representando mais de ¾ do capital social; COMPOSIÇÃO DA MESA – FULANO DE TAL, presidente e BELTRANO DE TAL, secretário; PUBLICAÇÕES – anúncio de convocação, no (órgão oficial do Estado) e no (jornal de grande circulação), nas edições de 10, 11 e 12 do corrente mês, às fls ... e.., respectivamente; ORDEM DO DIA - tomar as contas dos administradores e deliberar sobre o balanço patrimonial e o de resultado econômico; DELIBERAÇÕES – após a leitura dos documentos mencionados na ordem do dia, que foram colocados à disposição de todos os sócios, trinta dias antes, conforme recibo, postos em discussão e votação, foram aprovados sem reservas e restrições; ENCERRAMENTO E APROVAÇÃO DA ATA. Terminados os trabalhos, inexistindo qualquer outra manifestação, lavrou-se a presente ata que, lida, foi aprovada e assinada por todos os sócios.
aa) Fulano de tal, presidente
aa) Beltrano de Tal, secretário
aa) Sicrano de Tal
aa) Sicrano de Tal pp. Comércio de Peças 24 horas Ltda.
http://www.sitecontabil.com.br/contratos/contrato13.htm

MODELO DE CIRCULAR DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
CONDOMÍNIO ED: . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Por instruções do Sr. Síndico, e conforme previsto na Escritura de Convenção do Condomínio, convocamos os Senhores Condôminos, para Assembleia Geral Ordinária, que realizar-se-á no dia . . . . . . -. . . . . . . . - no próprio prédio às 20:00 horas em 1ª convocação, ou às 20:30 horas em 2ª e última convocação, com qualquer número de condôminos presentes, a fim de deliberarem sobre a seguinte Ordem do Dia:
1. Leitura e aprovação da ata anterior;
2. Prestação de Contas;
3. Eleição de Síndico e Conselho Consultivo;
4. Previsão Orçamentária;
5. Assuntos Gerais.
As pessoas que comparecerem na qualidade de representantes de Condôminos, deverão apresentar as respectivas procurações com firma reconhecida (Exigência do Código Cívil Art. 1289 Parágrafo 3º).
Orientamos os Senhores Condôminos ou seus representantes, que não poderão votar nas deliberações da Assembleia, se não estiverem em dia com o pagamento das cotas vencidas. Antecipando os nossos agradecimentos pela valiosa presença de V.Sa. à Assembleia, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
www.formularioseguias.com.br/

Comunicação não verbal




“Quando precisamos ou queremos falar com alguém, nossa primeira preocupação é com o que falar, e sem dúvida o conteúdo é um aspecto fundamental da comunicação.Poré, há outro componente fundamental da comunicação, é a comunicação não vebal”
(Comunicação Empresarial)

O que fazemos ou deixamos de fazer ao emitir uma mensagem é tão importante quanto o conteúdo da mesma, por isso, a importância de se conhecer as ferramentas que envolvem a comunicação não verbal e, usá-las adequadamente, a fim, de alcançar uma comunicação eficiente.

Prova do que foi dita acima são as seguintes frases:
“ O problema não foi o que você disse, mas como disse”.
“Ela falou com tristeza”.
“Quando recebeu a notícia, ficou muito preocupado”.

As emoções são comunicadas sem palavras, antes de serem formuladas na linguagem oral. Ansiedade, decepção, alegria, tranqüilidade, agressividade, equilíbrio, e tantas outras emoções são expressadas através de gestos, tom de voz, expressões faciais e dos olhos, postura, toque, etc.

• Movimentos com a cabeça, expressão dos olhos e da face.
“olhar nos olhos” – sinal de integridade e força moral.
Técnica de persuasão.
Um aceno com a cabeça pode indicar concordância ou não, encorajando, ou não a continuidade do raciocínio desenvolvido.
As contrações dos músculos da face denotam as mais diversas emoções. Torcer os lábios pode significar desprezo, entre outras.

• Gestos
Os movimentos com as mãos, quando acompanham a fala servem para reforçar ou transmitir uma atitude.
Alguns gestos têm significados universais.
Exemplos: V – vitória
OK
Linguagem dos surdos-mudos.

• Toque
O toque revela o grau de intimidade estabelecida entre as pessoas.
No trabalho, em função do próprio ambiente requerer maior formalidade, o toque é mais raro. Limita-se às mãos, aos braços e ombros, com o objetivo de chamar ou direcionar a atenção dos interlocutores.

• Paralinguagem
Compreende:
Os sons ou expressões verbais que transmitem um significado (em geral, sentimentos), sem constituírem palavras.
A entonação das palavras enquanto são faladas.

Referência bibliográfica
PIMENTA, Maria Alzira. Comunicação Empresarial. São Paulo: ed. Alínea, 2000.

Observe a imagem abaixo e escreva o que ela comunica.